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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
IdentificadorJ8LNKAN8RW/36KNR6Q
Repositóriodpi.inpe.br/plutao@80/2009/12.22.15.39.31
Última Atualização2015:04.02.12.57.52 (UTC) administrator
Repositório de Metadadosdpi.inpe.br/plutao@80/2009/12.22.15.39.32
Última Atualização dos Metadados2018:06.05.00.12.59 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Rótulolattes: 3801760595415178 2 LimaFlor:2009:UsGeEs
Chave de CitaçãoLimaFlor:2009:UsGeEs
TítuloUso de Geotecnologia no Estudo do Pantanal na Educação Básica
FormatoDVD
Ano2009
Data de Acesso10 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho1119 KiB
2. Contextualização
Autor1 Lima, Suely Franco Siqueira
2 Florenzano, Teresa Gallotti
Grupo1 DSR-OBT-INPE-MCT-BR
2 DSR-OBT-INPE-MCT-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 suely@dsr.inp.br
2 teresa@ltid.inpe.br
Endereço de e-Mailteresa@ltid.inpe.br
Nome do EventoSimpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2.
Localização do EventoCorumbá, MS
Data2009
Páginas854-861
Título do LivroAnais
Tipo TerciárioArtigo
Histórico (UTC)2009-12-23 14:00:51 :: lattes -> marciana ::
2010-01-06 11:39:30 :: marciana -> administrator ::
2018-06-05 00:12:59 :: administrator -> marciana :: 2009
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-Chavegeotecnologias
Pantanal
educação básica
geo-technologies
Pantanal
high school
ResumoA tecnologia atual abre infinitas possibilidades para o professor incrementar suas aulas tornando-as mais dinâmicas e interessantes para o aluno. Em especial, a geotecnologia (sensoriamento remoto e SIG) permite o estudo espacial e temporal das feições terrestres globais, regionais e locais. Entretanto, a maioria dos educadores não explora didaticamente esses recursos tecnológicos. Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia para o estudo do Pantanal com uso de Geotecnologia voltada para Educação Básica. No estudo do Pantanal e suas sub-regiões será utilizado o CD Fisionomias da Vegetação nas sub-regiões do Pantanal Brasileiro. No estudo da realidade local do aluno, no nível municipal, serão utilizadas imagens de satélite e o software Sistema de Processamento de Informações Geográficas (SPRING), disponíveis gratuitamente na web. Os procedimentos metodológicos serão apresentados juntamente com um tutorial que subsidie o professor na aquisição e uso das imagens, do software e o CD. Neste artigo serão destacados como exemplo de estudo o município de Corumbá. Esta é uma contribuição para a difusão da geotecnologia na sala de aula. ABSTRACT: The present technology opens a large set of possibilities for the teacher to increment his/her classes, making them more dynamic and interesting for the students. Geo-technologies (remote sensing and GIS) allow the spatial and temporal study of global, regional and local terrestrial features. Nevertheless, most teachers doesnt know how to use didactically such technological resources. Within this frame, the objective of this paper is to present a methodology to study the Pantanal using geo-technologies for high school students. We will use the CD " Fisionomias da Vegetação nas sub-regiões do Pantanal Brasileiro. To analyse the local environment of the student (municipality level) we will use satellite images and the o software Sistema de Processamento de Informações Geográficas (SPRING), software package, available free of charge at the web. The methodological procedures will be presented as well as a tutorial, which will help the teacher at the acquisition and use of the software, the image and the CD. As an example, we will present the case study of Corumbá city. This is a contribution for the diffusion of geo-technologies at high schools.
ÁreaSRE
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDSR > Uso de Geotecnologia...
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4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/J8LNKAN8RW/36KNR6Q
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Idiomapt
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Grupo de Usuárioslattes
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marciana
Grupo de Leitoresadministrator
marciana
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ER446E
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi edition editor isbn issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofvolumes orcid organization parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type url volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)marciana
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