1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Evento (Conference Proceedings) |
Site | plutao.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | J8LNKAN8RW/36KNR6Q |
Repositório | dpi.inpe.br/plutao@80/2009/12.22.15.39.31 |
Última Atualização | 2015:04.02.12.57.52 (UTC) administrator |
Repositório de Metadados | dpi.inpe.br/plutao@80/2009/12.22.15.39.32 |
Última Atualização dos Metadados | 2018:06.05.00.12.59 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE--PRE/ |
Rótulo | lattes: 3801760595415178 2 LimaFlor:2009:UsGeEs |
Chave de Citação | LimaFlor:2009:UsGeEs |
Título | Uso de Geotecnologia no Estudo do Pantanal na Educação Básica |
Formato | DVD |
Ano | 2009 |
Data de Acesso | 10 maio 2024 |
Tipo Secundário | PRE CN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 1119 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | 1 Lima, Suely Franco Siqueira 2 Florenzano, Teresa Gallotti |
Grupo | 1 DSR-OBT-INPE-MCT-BR 2 DSR-OBT-INPE-MCT-BR |
Afiliação | 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 suely@dsr.inp.br 2 teresa@ltid.inpe.br |
Endereço de e-Mail | teresa@ltid.inpe.br |
Nome do Evento | Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2. |
Localização do Evento | Corumbá, MS |
Data | 2009 |
Páginas | 854-861 |
Título do Livro | Anais |
Tipo Terciário | Artigo |
Histórico (UTC) | 2009-12-23 14:00:51 :: lattes -> marciana :: 2010-01-06 11:39:30 :: marciana -> administrator :: 2018-06-05 00:12:59 :: administrator -> marciana :: 2009 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo do Conteúdo | External Contribution |
Tipo de Versão | publisher |
Palavras-Chave | geotecnologias Pantanal educação básica geo-technologies Pantanal high school |
Resumo | A tecnologia atual abre infinitas possibilidades para o professor incrementar suas aulas tornando-as mais dinâmicas e interessantes para o aluno. Em especial, a geotecnologia (sensoriamento remoto e SIG) permite o estudo espacial e temporal das feições terrestres globais, regionais e locais. Entretanto, a maioria dos educadores não explora didaticamente esses recursos tecnológicos. Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia para o estudo do Pantanal com uso de Geotecnologia voltada para Educação Básica. No estudo do Pantanal e suas sub-regiões será utilizado o CD Fisionomias da Vegetação nas sub-regiões do Pantanal Brasileiro. No estudo da realidade local do aluno, no nível municipal, serão utilizadas imagens de satélite e o software Sistema de Processamento de Informações Geográficas (SPRING), disponíveis gratuitamente na web. Os procedimentos metodológicos serão apresentados juntamente com um tutorial que subsidie o professor na aquisição e uso das imagens, do software e o CD. Neste artigo serão destacados como exemplo de estudo o município de Corumbá. Esta é uma contribuição para a difusão da geotecnologia na sala de aula. ABSTRACT: The present technology opens a large set of possibilities for the teacher to increment his/her classes, making them more dynamic and interesting for the students. Geo-technologies (remote sensing and GIS) allow the spatial and temporal study of global, regional and local terrestrial features. Nevertheless, most teachers doesnt know how to use didactically such technological resources. Within this frame, the objective of this paper is to present a methodology to study the Pantanal using geo-technologies for high school students. We will use the CD " Fisionomias da Vegetação nas sub-regiões do Pantanal Brasileiro. To analyse the local environment of the student (municipality level) we will use satellite images and the o software Sistema de Processamento de Informações Geográficas (SPRING), software package, available free of charge at the web. The methodological procedures will be presented as well as a tutorial, which will help the teacher at the acquisition and use of the software, the image and the CD. As an example, we will present the case study of Corumbá city. This is a contribution for the diffusion of geo-technologies at high schools. |
Área | SRE |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDSR > Uso de Geotecnologia... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | não têm arquivos |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/J8LNKAN8RW/36KNR6Q |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/J8LNKAN8RW/36KNR6Q |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | lima_uso.pdf |
Grupo de Usuários | lattes marciana administrator marciana |
Grupo de Leitores | administrator marciana |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ER446E |
Acervo Hospedeiro | dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 |
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6. Notas | |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi edition editor isbn issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofvolumes orcid organization parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type url volume |
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7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | marciana |
atualizar | |
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